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27 de Julho de 2021

Qual a nossa dificuldade em cobrar consulta?

Esse assunto é polêmico e precisa ser enfrentado para o bem da classe

Maico Volkmer, Advogado
Publicado por Maico Volkmer
ano passado

Sim, soou como clichê e o assunto realmente é batido, mas precisamos falar disso.

Ontem, num grupo do facebook, um colega postou uma captura de tela de uma conversa com um "possível" cliente. Este lhe pedia quando estava disponível para conversar, que ele ligaria. Ao que o advogado respondeu: manda áudio, por ligação vou ter que considerar como consulta e cobrar. Cliente então respondeu: ok, deixa assim. Obrigado.

Os comentários logo foram desativados pelos moderadores, devido a discussão que a postagem estava gerando.

Alguns colegas acharam que o tratamento dispensado não foi o ideal. Entendi do autor que tal cliente tinha advogados na família e queria apenas "tirar uma dúvida" e sabemos que isso acontece muito. Pessoas querendo uma segunda opinião, tirar uma dúvida rápida.

O mais polêmico, na minha visão, não é a atitude do advogado. Creio que cada um sabe como deve falar com as pessoas ou tratar seus clientes, ninguém tem nada a ver com isso. O ponto sensível é que muitos profissionais se posicionaram contra a atitude por ele estar cobrando pela consulta.

Uma resposta a uma pergunta que depende do conhecimento adquirido, é uma consulta. Por mais que seja simples.

Aconteceu um caso comigo há algumas semanas: uma pessoa aqui da minha cidade me mandou mensagem no WhatsApp questionando se eu era especializado em causas trabalhistas. Respondi que sim e na sequência a pergunta: sou estagiária e devido a pandemia estou "sendo demitida" (palavras dela), sem aviso prévio, nem nada... Ao que respondo: contrato de estágio não gera direito a aviso prévio. Conversa encerrada por ali, nem sequer um "ok", um "obrigado", nada...

Resumo da situação: ela teria encontrado a resposta no Google e não precisaria ter agradecido. Agora já que questionou a um profissional, seria bom questionar quanto custou ou pelo menos agradecer.

Existem pessoas muito boas e que sempre retribuem com mais do que cobramos, mas ao mesmo tempo existem os oportunistas que acham que o profissional não tem o direito de cobrar por esclarecer uma "dúvida".

Eu agi errado, sei. Mas na próxima não vou errar de novo e talvez eu transpareça, por isso, um ar de arrogância ou de grosseria. A resposta será óbvia: nossa, vai me cobrar só para responder uma pergunta? A vontade que dá é responder: vou, paguei caro pelo meu curso de Direito e pago mil reais todo ano para a OAB, mais o imposto municipal, aluguel, luz e água e estou prestando um serviço.

Não quer pagar consulta? Google é gratuito, ainda.

Minha recomendação é que os colegas aprendam isso o quanto antes e não se preocupe em cobrar, mesmo se você não souber "de cabeça" como resolver o problema do cliente. O médico também pede exames ou me engano? E mesmo assim, cobra a consulta.

A advocacia valorizada que todos querem passa por isso e não tem outro jeito.


Quer falar desses assuntos sem ser "censurado"? Entra no grupo do facebook que criei.

Tem uma visão diferente? Sinta-se à vontade para compartilhar nos comentários ou me mandar uma mensagem inbox.

104 Comentários

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Parece que cobrar consulta é quase um favor pra maioria.

Estudamos anos a fio e as pessoas acham que não vale pagar uma consulta pra ter suas dúvidas esclarecidas, mas pagam com gosto o veterinário, dentista, médico e outros. continuar lendo

Pois é, Alice, também vejo dessa forma. Mas tudo é uma questão de mudança de cultura, é a mesma coisa com as pessoas que acreditam que o advogado só cobra se ganhar a ação e no final... continuar lendo

Desculpem a minha incursão nesse "debate", rsrsrsrs. Concordo com a consulta também, e digo mais, ontem fui procurar os serviços de um encanador para uma parente, pense numa classe unida. Eles "não cobram a visita", só o fazem para passar o aparelho e dar um laudo da execução por R$ 250,00. Ora, o que adianta ir e não passar o tal eletrônico para encontrar o vazamento ??? Depois de encontrado a combinação é outra para o reparo. A consulta só não chama consulta, mas visita. Em resumo, nós estamos bem atrasados nesse assunto. continuar lendo

Contribuição mais que bem-vinda, Jales. Concordo com você. É mais um exemplo de que temos que mudar e rápido. continuar lendo

Excelente! Se todos profissionais cobrassem consulta jurídica seria natural para a sociedade, como é natural a cobrança da consulta médica. continuar lendo

Exato, Brenda! Também penso assim. Seguimos na luta para "criar" esse hábito. continuar lendo

Não atendo sem cobrança de consulta, pois considero total desvalorização do nosso trabalho. continuar lendo

Quando eu percebo que a pesoa só quer extrair informações, já encerro por ali mesmo a conversa.Certo dia falei com um rapaz: Já pensou se todas as pessoas só me procurar para tirar dúvida, como irei manter meu escritório?????? continuar lendo

É bem isso, Fernando. Tirar dúvidas é nosso trabalho e isso por vezes não fica claro. continuar lendo

Exato Dr. Maico. continuar lendo

Dr. Maico, boa tarde.
Essa cultura de não cobrar consulta impregnada em nossa categoria prejudica muito nosso desenvolvimento.
Recebo pelo menos dois contatos por semana via WhatsApp de pessoas querendo tirar "apenas uma dúvida".
Ao responder que não presto consultoria sem ser remunerado por isso, visto que, obviamente, consome meu tempo, a imensa maioria nem sequer me responde questionando o valor.
É incrível como a sociedade em geral acha que o advogado só deve receber se ganhar eventual ação, ou seja, depois de meses ou anos. continuar lendo

Exatamente isso, Lauro! Para mudar essa visão que resolvi trazer esse tema. Temos que mudar essas crenças que nos prejudicam. continuar lendo