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5 de Abril de 2020

O que fazer para se destacar na multidão?

Acredito que, igual a mim, os demais advogados acordem todo dia com esse mesmo pensamento

Maico Volkmer, Advogado
Publicado por Maico Volkmer
há 2 meses

Afinal, trabalhamos num país com mais de 01 milhão de advogados regularmente inscritos.

Eu questiono alguns pontos dessa estatística, por exemplo, não é divulgado quantos destes 01 milhão cuida de menos de 10 processos, ou melhor, não tem registrado, em sua OAB, 10 processos ativos.

Isso denota, a meu ver, eventualidade. Acredito que ocorra com muitos profissionais, que hoje mantém sua inscrição ativa, mas tem outra atividade principal e a advocacia como um complemento de renda. Tirando, por óbvio, os que estão em início de carreira, que podem não ter conseguido 10 processos ainda, já que leva um tempo.

Outro ponto, se temos 01 advogado para cada 190 pessoas, alguém está com meus clientes, pois eu não tenho 190. Você, advogado, que trabalha sozinho, daria conta de 190 clientes, supondo que cada um tivesse só 01 processo ativo? Desconfio que não.

Vocês vão me dizer que não são todas as pessoas que precisam de um advogado e eu concordo. No entanto, ao mesmo tempo que algumas vão nascer e morrer sem nunca precisar de um advogado, outras vão entrar com um processo por mês. Então, não é uma estatística fixa e a meu ver o nível de um advogado para 190 pessoas ainda é razoável. Não é o cenário ideal, mas não é tão ruim quanto algumas pessoas querem te fazer acreditar.

Pois não vivemos só de processo, prestamos consultoria, elaboramos contratos, notificações, participamos em procedimentos extrajudiciais. Então o cenário não é tão crítico assim. Lembrando que é dessa forma que eu vejo o mercado e respeito se você pensa diferente.

Como não ser mais um?

A resposta é: descubra em você. Você é único, você tem alguma característica que te diferencia de todos os outros profissionais e é isso que você precisa deixar transparecer.

Vocês acharam que eu daria a receita mágica? Se eu soubesse, estaria na praia nesse momento e não fechado no meu escritório enquanto espero um cliente que vai me fazer trabalhar noite adentro. Talvez esse seja o meu diferencial... Não sei...

A exposição

Esse é um dos pontos cruciais para se diferenciar: você vai precisar se expor. Você precisa aparecer, ser visto para ser lembrado. Eu cuido da minha imagem e, nesse início de ano, me surpreendi com a visão que as pessoas têm de mim e do meu escritório. Não imaginava que, num ano de trabalho, conseguiria construir uma imagem tão positiva. Os céticos podem desconfiar e realmente a métrica não é 100% confiável, mas de algumas conversas e contatos, percebi que sou melhor visto do que eu imaginava.

Isso veio da noite para o dia? Não. Isso levou um ano de trabalho, de postagens no Linkedin, de textos aqui no JusBrasil, de postagens no blog do escritório, enfim, de uma série de estratégias digitais.

Pense que, "amanhã você vai desejar ter começado hoje", então, mesmo que de um jeito não tão profissional ou tão elaborado, faça seu marketing, porque a prática leva a perfeição e, já que você vai errar no caminho é melhor que erre logo e aprenda o quanto antes possível.


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